COVID-19: Recomendações de segurança

Todos e cada um de nós tem a responsabilidade e o dever de combater a actual pandemia. Acreditamos que a melhor acção de luta só pode ser feita com a melhor informação. É neste sentido que a Federação Portuguesa de Remo resolveu escrever-vos esta comunicação.

O Coronavírus está presente a nível global e o Mundo enfrenta uma situação de pandemia. Neste contexto, consideramos que as organizações desportivas têm a responsabilidade de passar aos seus associados as recomendações das medidas mais apropriadas, seguindo o que está a ser definido por especialistas a nível mundial e nacional, no desporto e na saúde pública.

Tendo por base os conselhos da Comissão de Medicina Desportiva da FISA (SMC), da OMS (Organização Mundial de Saúde) e da DGS (Direcção Geral de Saúde) a FPR tenta ajudar clubes e atletas com recomendações para evitar a exposição ao Covid-19. Acreditamos que acções simples podem ser eficazes para limitar a propagação do vírus. Reforçamos que esta pandemia exige um esforço significativo de TODOS para ser ultrapassada.

COVID-19: Recomendações de segurança

Recomendações Gerais:

Prevenção:

1- Cada pessoa deve adotar as mesmas medidas preventivas usadas contra a transmissão de uma gripe viral, pois a Covid-19 segue a disseminação clássica por gotículas respiratórias e pode sobreviver em superfícies contaminadas durante alguns dias.

2- As mãos devem ser lavadas regularmente com água e sabão (>30’’) e depois desinfetadas com solução à base de alcoól após a secagem.

3- Os alimentos não devem ser servidos em estilo buffet.

4- Os quartos devem ser arejados com regularidade.

5- Para equipas em treinos/estágios, é obrigatória a limpeza diária de todas as instalações e a manutenção da higiene. As casas de banho e respectivas maçanetas de portas devem ser desinfetadas diariamente. Os serviços de lavandaria devem estar disponíveis para lavagens regulares.

6- Se for necessário viajar devem ser usadas máscaras faciais e de proteção para os olhos. O uso destes acessórios de protecção individual reduz o risco de infecção mas não o elimina totalmente, pelo que deve manter os mesmos procedimentos de segurança mencionados anteriormente. Recomenda-se o uso regular de desinfectante alcoólico individual para as mãos.

7- Uma dieta variada e rica em vitaminas, com legumes e frutas suficientes, ajuda a prevenir infecções ou reduzir os sintomas, melhorando a imunidade. Frutas com vitamina C, como laranjas ou toranjas, são particularmente importantes. A ingestão de líquidos em quantidade suficiente é fundamental para manter as mucosas húmidas. Num clima frio a função imunológica das membranas mucosas é particularmente perturbada, portanto, mantenha as vias respiratórias o mais quente possível.

 

Existe vacinação?

1- Ainda não há vacina disponível para o Coronavírus (Sars-CoV-2 / COVID-19).

2- A FISA recomenda a vacinação contra a gripe comum mas lembra que a COVID-19 não é evitada por esta vacina. A vacinação contra a gripe é mais eficaz no hemisfério norte em novembro e no hemisfério sul em junho.

 

Mais informações disponíveis?

1- A FISA e o COI estão a avaliar regularmente todas as informações disponíveis e a fazer a respectiva leitura e divulgação.

2- A DGS também está em permanente contacto com os cidadãos através da sua página na internet.

3- Para acompanhamento mais exaustivo da situação pode visitar:

www.dgs.pt

www.ecdc.europa.eu/en/novel-coronavirus-china

www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019

Contactos
Doca de Stº. Amaro
1350-353 Lisboa
Portugal

[email protected]

213 929 840

213 929 849

Atendimento ao público:
9:30h-13:00h | 14:30h-17:30h
Parceiros Institucionais